Peritos independentes vão avaliar incêndio na Serra da Estrela

por Antena 1

Foto: Lusa

Para avaliar o que está a acontecer na Serra da Estrela, a comissão para a gestão de fogos rurais criada em março vai reunir peritos independentes. A comissão é também liderada pelo presidente da agência para a gestão integrada de fogos rurais. Em declarações à agência Lusa, Tiago Oliveira, explica que um grupo de peritos independentes vai analisar tudo o que tem sido feito.

O grupo de trabalho vai envolver entidades públicas e privadas desde a proteção civil, da GNR e da Polícia Judiciária aos bombeiros e à meteorologia.

As conclusões devem ser apresentadas em outubro. Para isso, Tiago Oliveira conta anunciar o plano de trabalho em setembro.

Na opinião do antigo presidente do observatório técnico independente, para a análise dos incêndios de Pedrógão Grande há cinco anos, Francisco Castro Rego, não havia necessidade de criar mais comissões para explicar o que está a acontecer na Serra da Estrela. Bastaria aplicar o trabalho já feito, mas que caiu em saco roto, disse à RTP o professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia.

O maior entrave ao ordenamento floresta está na própria economia da floresta que, no entender de Francisco Castro Rego, deve ser alterada.
pub