Pescadores de Rabo Peixe com 76 novas casas de apresto em 2006

Os pescadores da vila de Rabo de Peixe vão ter no próximo ano 76 novos armazéns para apoio à actividade, um projecto no âmbito da modernização do porto local que serve a maior comunidade piscatória dos Açores.

Agência LUSA /

Orçada em 683 mil euros, a construção das casas de aprestos, que arrancou hoje, insere-se no projecto que já permitiu investimentos de nove milhões de euros na melhoria das condições de trabalho para os pescadores, que incluiu a construção de raiz de um novo porto na localidade.

Nos próximos 14 meses vão ser construídos junto ao porto 76 espaços para armazenagem dos utensílios de pesca, distribuídos por quatro edifícios com dois pisos cada, numa área coberta de mil metros quadrados.

O presidente do Governo açoriano, que assistiu à adjudicação das obras, salientou que o projecto está incluído na intervenção específica para Rabo de Peixe, uma das localidades açorianas com maiores focos de pobreza.

Segundo Carlos César, esta intervenção estende-se também ao sector da Habitação, através de um programa para 309 novas moradias em regime de autoconstrução, custos controlados e realojamentos.

Além disso, a recuperação do cine-teatro Miramar está quase concluída, o que vai permitir que possa receber os primeiros espectáculos já em Abril, anunciou.

Num investimento de 1,4 milhões de euros, além de sala de espectáculos, vai funcionar no edifício uma biblioteca, ludoteca juvenil, centro de informática e um ninho de empresas dedicado ao artesanato.

Carlos César manifestou-se ainda esperançado que o projecto, que está em fase de arranque com verbas dos fundos europeus EFTA, "não se perca em despesas administrativas ou numa dispersão de prioridades".

Proposto pelo Governo da República, este projecto prevê a construção de várias infra-estruturas para a vila da ilha de São Miguel, assim como intervenções de âmbito social.

"Nesse, como em outros projectos, deve ser feito um esforço para envolver mais as pessoas", alertou o presidente do Governo Regional, para quem deve ser aproveitado "o potencial e o conhecimento da realidade local" que possui a população de Rabo de Peixe.


PUB