Petição entregue à CP quer menos tempo e melhores condições entre Porto e Braga

Porto, 12 Mai (Lusa) - A Comissão de Utentes da Linha Braga/Porto (CULBP) entregou hoje, na estação de São Bento, no Porto, uma petição com 7015 assinaturas pedindo a melhoria das condições da linha e a redução do tempo de viagem.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo disse à Lusa o arquitecto José Pedro Santos, membro da CULBP, a petição entregue a Ricardo Bexiga, administrador da CP (Comboios de Portugal) solicita uma redução de 50 para 40 minutos, no tempo de cada uma de seis viagens diárias (três de manhã e três de tarde, do horário de ponta) entre Braga e Porto.

Para além disso, acrescentou o arquitecto, também é requisitado o reforço dos horários à noite e ao fim de semana na mesma linha, bem como uma melhor articulação com os transportes urbanos de Braga e Famalicão, "onde existe uma completa descoordenação".

"Ficamos agradados com o primeiro passo que a CP deu, mas as alterações não são suficientes nem cumprem os requisitos mínimos da petição", frisou.

A 30 de Março a CP arrancou, na linha de Braga, com horários que encurtaram o tempo de viagem entre esta cidade e o Porto através de mais comboios e com cinco ligações mais rápidas nas horas de ponta.

A CP reafirmou hoje que "novas soluções continuam a ser estudadas para toda a região a norte do Douro que incluem, obrigatoriamente, quer o serviço Urbano quer serviços regionais da Linha do Douro até à Régua e Pocinho e da Linha do Minho até Viana do Castelo, Valença e Vigo".

MZS/LM


PUB