Piloto da barra de Lisboa morre em operação de desembarque de navio

por RTP
Arquivo Reuters

Um piloto da barra de Lisboa morreu na madrugada de hoje, ao cair ao mar durante uma operação de desembarque do navio mercante.

O comandante Pereira da Terra, da capitania do porto de Cascais, explicou que o alerta, dado por outro piloto que se encontrava na lancha, foi recebido ao início da madrugada "da queda à água de um indivíduo a sul da baía de Cascais".

Foi acionada a Polícia Marítima e a Estação Salva Vida de Cascais que quando chegaram ao local se depararam com umas "condições de mar e de vento eram muito adversas".


O piloto tinha o colete salva vidas colocado "o que facilitou as operações de busca e de recolha", que duraram cerca de "hora e meia".

As operações de resgate do corpo foram influenciadas pelo estado do mar. Investigação ao acidente
O Ministério do Mar e a Administração do Porto de Lisboa lamentaram hoje a morte do piloto e anunciaram que está a decorrer uma investigação técnica ao acidente.

Na mesma nota, as duas entidades participam, "com profundo pesar", o "trágico falecimento do piloto da barra Miguel Conceição, ocorrido esta madrugada em serviço", e apresentam as condolências à família.

"Decorre neste momento a investigação técnica para apurar as causas do acidente que levou a esta tragédia", afirmaram, destacando que as tentativas de resgate foram dificultadas pelas condições meteorológicas e pelo estado do mar.

 

Tópicos
pub