Pilotos da TAP em protesto contra "má gestão" e injustiças

Mais de 400 pilotos da TAP manifestam-se esta terça-feira em Lisboa. Estão concentrados junto à sede da empresa, onde contestam as "injustiças" da Administração da transportadora aérea e do Governo.

RTP /

Foto: António Pedro Santos - Lusa

Os pilotos acusam a empresa de má gestão, de promover uma má relação entre a administração e os trabalhadores, e mesmo de proibir plenários.

O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e abrange os trabalhadores que não estão ao serviço. Tiago Faria Lopes, presidente deste sindicato, acusa a TAP de falta de transparência e má gestão.

O responsável indica que os pilotos estão a protestar também contra recentes cortes salariais, que permitem à empresa "poupar muito dinheiro".

Tiago Faria Lopes sublinha o desconhecimento público do Plano de Reestruturação da empresa, nomeadamente com a contratação de serviços externos ou a mudança de instalações da companhia.

O responsável é também muito crítico da atuação do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Em causa estão as recusas, por parte do Conselho de Administração da transportadora aérea, para a realização de reuniões de trabalhadores.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a TAP lamentou não ter chegado a um acordo com os seus pilotos, mas garante que se mantém "empenhada em encontrar soluções que permitam garantir a sustentabilidade da empresa e de todos os seus trabalhadores".

c/ Lusa
PUB