Pinto da Costa já se encontra no tribunal de Gondomar

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, já se encontra no Tribunal da Comarca de Gondomar, onde vai prestar declarações no âmbito do processo "Apito Dourado", em que foi constituído como arguido.

Agência LUSA /
Pinto da Costa à chegada ao Tribunal Lusa

O dirigente foi notificado quinta-feira para interrogatório, após a Polícia Judiciária (PJ) ter efectuado buscas à sede da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do FC Porto para o futebol e a uma das suas residências.

A iniciativa insere-se na segunda fase da operação relacionada com a corrupção no futebol, a qual resultou na constituição de mais cinco arguidos, os árbitros Augusto Duarte e Jacinto Paixão, os árbitros-auxilares Manuel Quadrado e José Chilrito e o empresário António Araújo.

A juíza Ana Catarina Nogueira dispensou Pinto da Costa de depor sexta-feira por o arguido se ter apresentado livremente no tribunal, ser véspera de fim-de-semana e ser previsível que a audição a António Araújo ainda demorasse várias horas, o que veio a confirmar- se.

Pinto da Costa - que devia ter-se apresentado na quinta-feira, mas só o fez no dia seguinte por alegadamente se encontrar no estrangeiro - saiu do tribunal com termo de identidade e residência.

Antes da chegada do dirigente portista, a PSP começou a montar cedo o dispositivo de segurança, às 07:30, tendo o trânsito na rua do Tribunal sido cortado às 08:10.

A chegada de Pinto da Costa ao Tribunal, onde se fez acompanhar pelo administrador da SAD portista Adelino Caldeira processou-se às 08:45, tendo o advogado do líder do FC Porto, Gil Moreira dos Santos, chegado cinco minutos mais tarde.

Ainda hoje (19:45), o FC Porto define o seu futuro na Liga dos Campeões de futebol no jogo com os ingleses do Chelsea, da sexta e última jornada do Grupo H, em que depende também do resultado do Paris Saint-Germain na recepção ao CSKA para determinar a sua passagem à fase seguinte da prova.

PUB