Pior fase já passou em Santa Maria sem consequências graves

por Lusa

Ponta Delgada, 20 ago (Lusa) - A pior fase da passagem do furacão Gordon pela ilha de Santa Maria já passou, sem que tivessem sido registadas consequências graves, aguardando-se agora os efeitos do mau tempo em S. Miguel.

"Santa Maria já teve a sua fase mais intensa, o que significa que, provavelmente, estamos numa fase de decréscimo de intensidade do mau tempo na ilha. Se essa tendência se confirmar, quer dizer que passou o pior sem grandes consequências", afirmou o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

Carlos César, que falava depois de uma reunião no centro de operações da Proteção Civil, salientou que foram registados em Santa Maria "apenas pequenos incidentes, que podem ser considerados normais em situações desta natureza, como inundações ou vidros partidos".

"Agora prevemos um agravamento da situação em S. Miguel até às 06:30 (07:30 em Lisboa)", frisou o presidente do executivo regional, salientando que "há chuvas intensas" nos concelhos da Povoação e do Nordeste.

Até agora, segundo Carlos César, não foi, no entanto, registado "nada de substancialmente grave, que coloque em risco alguma infraestrutura, bens ou pessoas".

No terreno estão 860 operacionais da administração regional e da Proteção Civil, divididas entre S. Miguel e Santa Maria.

Carlos César elogiou a "resposta muito eficaz" que foi dada pela Proteção Civil, frisando que "houve um grande trabalho de prevenção, de que estamos agora a ver os resultados".

Tópicos
pub