PJ apreende 380 mil euros em notas falsas de 200 euros

Foi a maior apreensão mundial de euros falsos. "A moeda falsa em causa é de excecional qualidade, reportando-se a uma contrafação existente desde 2002, disseminada por todo o mundo, tendo sido assinalada a sua passagem em maiores quantidades sobretudo em Espanha, Itália, Alemanha, Bulgária e em Portugal", lê-se num comunicado da Diretoria do Norte da PJ.

Nuno Moura Brás /
A Polícia Judiciária apreendeu mais de 380 mil euros em notas falsas de 200 euros. Foi o culminar de uma longa investigação.

A Polícia Judiciária (PJ) do Norte deteve na noite passada um homem com 1.901 notas falsas de 200 euros no valor total de 380 mil euros, e considera a operação a "maior apreensão de euros efetuada a nível mundial".

"A moeda falsa em causa é de excecional qualidade, reportando-se a uma contrafação existente desde 2002, disseminada por todo o mundo, tendo sido assinalada a sua passagem em maiores quantidades sobretudo em Espanha, Itália, Alemanha, Bulgária e em Portugal", lê-se num comunicado da Diretoria do Norte da PJ.

Trata-se da segunda apreensão de moeda falsa feita este mês, no Porto, pela PJ.

Na anterior, a polícia desmantelou um grupo de cinco pessoas, de nacionalidade portuguesa, responsável pela contrafação e passagem de notas de 50 e 20 euros, a quem também foram apreendidos 30.000 euros de moeda falsa e todo o equipamento e material relacionado com esta prática.

(Com Lusa)



PUB