PJ está a investigar ligações a Portugal do Cartel do Fogo espanhol

por RTP
Reuters

A Polícia Judiciária está a investigar eventuais ligações a Portugal do chamado Cartel do Fogo espanhol. Em causa está o negócio dos meios aéreos de combate a incêndios que já levou à detenção de mais de vinte pessoas em Espanha.

Algumas das empresas suspeitas também ganharam concursos em Portugal, o que levou as autoridades nacionais a investigarem as adjudicações feitas desde 2006 até 2015.

As empresas em causa combinariam preços para concorrer aos concursos em Espanha, em Portugal e em Itália e alegadamente dividiam depois os lucros. Em outros momentos deixavam os concursos sem interessados, obrigando os Estados a subirem o preço-base da adjudicação.

De acordo com a notícia avançada pelo Público, e já confirmada pela RTP, o esquema deste cartel aplicava-se aos meios aéreos de combate a incêndios mas também aos concursos relacionados com o transporte de doentes urgentes.

De acordo com o jornal, os empresários corromperam autoridades locais mas também pessoas relacionados ao PSOE e PP. Em Portugal, teriam já criado uma rede de contactos para facilitar os negócios.

A empresa no centro deste cartel é a Avialsa que concorreu pelo menos duas vezes sozinha à adjudicação de meios aéreos de combate a incêndios em Portugal. Diz ainda Público que outra forma de atuar em território nacional era através da associação a firmas portuguesas do ramo.
Tópicos
pub