PJ faz buscas e detém comerciante de automóveis em Vila do Conde por burla

por Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas "a estabelecimentos de venda de automóveis", em Vila do Conde, distrito do Porto, e deteve o proprietário, de 62 anos, por suspeitas de burla qualificada, anunciou hoje esta força de investigação criminal.

"As buscas visaram estabelecimentos de venda de automóveis, todos do mesmo proprietário, que comercializavam automóveis elétricos equipados com baterias alugadas, mas eram vendidos sem que os adquirentes tivessem sido informados que as referidas baterias não integravam as viaturas", explica a PJ, em comunicado.

Esta força de investigação criminal conta que "cada adquirente de viaturas nesta situação foi surpreendido com a exigência de pagamentos de valores entre os 6 a 8 mil euros".

"Situações que ocorreram entre 2021 e a presente data, sendo ainda desconhecido o número total de lesados desta atividade", sublinha a PJ.

No decurso das buscas "foram apreendidas oito viaturas e ainda documentação contratual e financeira, bem como ficheiros informáticos relevantes para a prova dos factos em investigação e possível identificação de outros lesados".

O detido, de 62 anos, comerciante de automóveis, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

A PJ, através da diretoria do Norte, no âmbito desta investigação, deu cumprimento a mandado de detenção e a mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, pela presumível prática do crime de burla qualificada.

O inquérito é titulado pelo Ministério Público -- Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila do Conde.

Tópicos
pub