PJ inaugura novas instalações na Guarda

A Polícia Judiciária (PJ) celebra quarta-feira o 59º aniversário da sua criação com a inauguração das novas instalações do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Guarda, onde foram investidos mais de 2,2 milhões de euros.

Agência LUSA /

Trata-se da única delegação da PJ instalada no interior do país, abrangendo a área do distrito da Guarda e parte Norte do distrito de Castelo Branco, disse à Lusa fonte daquela força policial.

Segundo a mesma fonte, prevê-se que a delegação seja futuramente alargada a todo o distrito albicastrense, o que ainda não está definido.

A PJ da Guarda é dotada de cerca de 40 efectivos, dos quais 20 são afectos à investigação e os restantes ao apoio e laboratórios.

O novo edifício, implantado em terreno cedido pela Câmara Municipal da Guarda, ocupa uma área total de 3.060 metros quadrados e uma área coberta de 1.650 metros quadrados, desenvolvendo-se em quatro pisos.

Tem capacidade de instalação imediata para 53 postos de trabalho, dispõe de áreas técnicas (tiro, formação, cofres e apoio lofoscópio) e áreas sociais (restauração, apoios de serviço), em complemento das áreas de investigação criminal e do apoio à investigação criminal.

Dispõe ainda de salas especiais de apoio à acção da Justiça no âmbito da investigação criminal, nomeadamente para reconhecimentos e audição.

Até agora, o DIC da PJ/Guarda estava instalado numa fracção de um prédio habitacional adquirida pelo Ministério da Justiça para funcionamento, desde 04 de Julho de 1983, da então Subinspecção da Guarda.

As novas instalações da PJ são inauguradas pelo Ministro da Justiça, José Pedro Aguiar Branco, que descerra ainda uma placa toponímica em memória do funcionário António Fernando Saraiva Morais, falecido em serviço.


PUB