PJ realiza buscas em investigação sobre fraude com fundos europeus

por RTP
RTP

A Polícia Judiciária está a realizar buscas no âmbito de uma investigação de fraude na obtenção de fundos europeus através do inflacionamento de faturas. O valor em causa está perto dos 3 milhões de euros.

A maior parte das buscas decorre em empresas. As suspeitas de uma fraude de 2,5 milhões de euros na obtenção de fundos europeus levaram hoje à realização de 70 buscas na região Norte e à constituição de 51 arguidos, indicou a Diretoria da Polícia Judiciária (PJ) no Porto.

Os arguidos são 31 indivíduos e 20 pessoas coletivas.

Trata-se de um processo antigo e estas buscas serviram para encerrar o processo.

Além da PJ, a operação, com o nome de código "Chave Mestra", envolve a Autoridade Tributária e surge no âmbito de um inquérito criminal titulado pelo Ministério Público -- Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

As buscas, domiciliárias e não domiciliárias, decorreram nas localidades de Chaves, Vila Real, Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão, Maia, Fafe, Porto e Figueira da Foz.

As 70 buscas repartiram-se por residências, empresas, incluindo gabinetes de contabilidade, e um escritório de advogado, "permitindo proceder à apreensão de relevantes elementos de prova".

Participaram na operação 200 elementos da PJ, incluindo elementos da perícia informática e financeira, bem como magistrados judiciais e do Ministério Público e inspetores tributário.

c/Lusa

pub