PJ recebe a cada três meses mais de 500 denúncias de abusos sexuais

A Polícia Judiciária está alarmada com o número de queixas de abusos sexuais em Portugal. A cada três meses, as denúncias são mais de 500.

Antena 1 /

Rui Cardoso - RTP

A revelação é feita pelo diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária. Carlos Farinha acredita que a apresentação do relatório da comissão independente que estudou os abusos sexuais na Igreja Católica tenha dado um impulso às denúncias.

O responsável defende medidas urgentes para acabar com esta realidade: Portugal é um país com muita criminalidade sexual contra crianças.
Declarações do diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária feitas à margem da apresentação do livro "Em nome do pai", sobre os abusos sexuais na Igreja, a que a jornalista Inês Martins assistiu.

O presidente executivo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima estima que duas em cada três vítimas se continue por conhecer, apesar de haver cada vez mais luz sobre o fenómeno.

João Lázaro aponta algumas medidas para tentar minimizar o problema: desde logo condições para as vítimas fazerem as denúncias, mais e maior fiscalização e mais formação.


PUB