Plano de contingência. Hospital de Santa Maria não vai receber doentes sem serem referenciados

O Hospital de Santa Maria ativou esta sexta-feira o plano de contingência e não vai atender doentes de outros hospitais que não sejam encaminhados via CODU.

RTP /

Foto: João Marques - RTP

O diretor do Serviço de Urgência Central do Hospital Santa Maria avisa que, face à elevada afluência ao serviço, não há capacidade para mais atendimentos.

"Neste momento, o serviço de urgência do Hospital de Santa Maria está sob uma grande afluência de doentes, uma grande afluência contínua, que vai dificultar bastante a nossa missão, com dificuldades de escoamento dos mesmos", afirmou em conferência de imprensa João Gouveia.Na passada segunda-feira, o Hospital de Santa Maria teve mais de 700 doentes na urgência.

"Assim e de maneira a conseguirmos garantir a assistência aos doentes que na verdade necessitam do Hospital de Santa Maria, que necessitam de apoio mais diferenciado, doentes urgentes, venho pedir que só venham às urgências, nomeadamente do Hospital de Santa Maria, os doentes que necessitem de cuidados urgentes e emergentes", apelou o responsável.

"Todos os doentes de outros hospitais de outras áreas, que não venham referenciados de outros hospitais ou pelo CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM], não vão ser atendidos neste hospital porque nós não vamos ter capacidade para conseguir garantir que os doentes que necessitam de nós vão ser atendidos", acentuou ainda João Gouveia.

O diretor da Urgência Central quis ainda sublinhar que os profissionais de saúde "estão ali para cumprir o seu trabalho". Contudo, é necessário que a "afluência seja regulada".

O Hospital Santa Maria integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, a par do Hospital Pulido Valente.

c/ Lusa
PUB