Plano de emergência para cheias desativado em Santarém

Santarém, 08 abr (Lusa) -- O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi desativado às 18:00 de hoje, face à descida do caudal do rio para valores abaixo da média, embora algumas estradas do distrito de Santarém continuem submersas.

Lusa /

"Nos últimos dias, o caudal do rio Tejo registou ligeiras variações, mantendo um caudal médio abaixo dos valores referenciados", informou a proteção civil que, às 18:00, desativou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo visto ter-se registado um "desagravamento da situação".

As cheias que chegaram a isolar três localidades do distrito de Santarém (Reguengo do Alviela e Caneiras, naquele concelho, e Palhota, no concelho do Cartaxo) afetam ainda o Cais da marina de Valada (no Cartaxo), que se encontra inoperacional "não podendo receber embarcações", refere um comunicado divulgado hoje.

Ainda afetadas pelas cheias estão duas estradas na Golegã (EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros e EN365 Azinhaga -- Golegã), duas em Santarém (EN365 Vale Figueira e EM1345, Ribeira de Santarém - Vale Figueira) e duas em Coruche (EM H -- Ponte do Rebolo e EM 1427 -- Ponte da Amieira).

Alpiarça, Almeirim, Torres Novas, Cartaxo e Benavente registam a redução para apenas uma estrada submersa em cada concelho.

O município mais afetado é agora a Chamusca onde, além de uma estrada submersa, há três vias abertas ao trânsito, mas sinalizadas em alguns pontos devido a alguma água no pavimento. São elas a EM586 (Chamusca cruzamento para Quinta Nova -- estrada do campo), EM1382 (Casais/Ponte de Vale de Cavalos -- estrada do campo) e EM368-1 (Vale de Cavalos acesso para Lagoalva e Patacão Concelho de Alpiarça).

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo ativado às 18:30 do dia 27 de março com nível amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de cinco).

A 31 de março o nível de alerta subiu para laranja (o segundo da mesma escala), regressando a amarelo a 03 de abril.

A 05 de abril foi decretado o nível azul (o segundo mais baixo) e hoje foi desativado.

Tópicos
PUB