País
COVID-19
Plataforma para melhorar sistema de informação epidemiológica entra em vigor
A diretora-geral da Saúde anunciou esta tarde a entrada em funcionamento da plataforma 'BI SINAVE', que constituiu "um sistema mais avançado e robusto" para o tratamento de dados e visionamento de informação relativa à pandemia de covid-19.
Foto: Tiago Petinga - Lusa
Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, a diretora-geral da Saúde frisou que em todos os países, nomeadamente nos europeus, os sistema de informação epidemiológica "estão sujeitos a uma enorme pressão que resulta dos muitos casos notificados diariamente", contando o sistema português, por exemplo, com mais de três milhões de notificações até à data.
"O BI SINAVE é um sistema mais avançado e robusto para o tratamento dos dados e para um visionamento da informação relevante para efeitos da intervenção da pandemia de covid-19", precisou.
Segundo Graça Freitas, este novo sistema permite recolher e analisar, através de automatismos, um volume cada vez maior de dados e comunicar a informação de forma "mais rápida e com maior qualidade e maior detalhe para o cidadão, equipas de intervenção locais, academia e decisores políticos".