PND desafia partidos espaço "não socialista" a escrever nova Constituição

O presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro, desafiou todos os partidos do espaço "não socialista" a trabalharem para a construção de uma plataforma de entendimento político para "escrever uma nova Constituição".

Agência LUSA /

"Existem todas as vantagens que todos os que estão no espaço não social ista possam trabalhar desde já numa plataforma política de alternativa e não de alternância", disse Manuel Monteiro aos jornalistas no final de uma reunião com o líder do PSD, Luís Marques Mendes.

O encontro realizou-se na sede do PSD, em Lisboa, a pedido do PND.

Sublinhando a necessidade de se "escrever uma nova Constituição" que po ssa "ser o denominador comum de todos os portugueses", Manuel Monteiro apontou o ano em curso como a altura ideal para se construir "um movimento amplo nesse se ntido".

"Não faz sentido a Constituição apontar o socialismo como caminho", acr escentou Manuel Monteiro, antigo presidente do CDS-PP, numa alusão ao preâmbulo da Lei Fundamental, aprovada a 2 de Abril de 1976.

Questionado sobre a forma como o líder do PSD tinha respondido ao desaf io da formação de uma plataforma de entendimento político para escrever uma nova Constituição, Manuel Monteiro disse apenas que foi uma "reunião extraordinariam ente positiva".

"As opiniões é que podem não convergir na oportunidade de revisão", acr escentou Manuel Monteiro, escusando-se a revelar mais pormenores sobre o encontr o com Marques Mendes, que não falou no final do encontro.

O presidente do PND adiantou ainda que irá também pedir uma audiência a o líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro.

"O CDS poderá constatar que eu não mordo. Fui recebido pelo PSD. Tenho muito respeito pelo meu passado político, hoje estou num espaço político diferen te, mas vou pedir uma audiência ao dr. José Ribeiro e Castro", sublinhou.


PUB