PND quer saber "se existe ou não" estudo de impacte ambiental sobre a Ota

O líder do Partido da Nova Democracia, Manuel Monteiro, afirma que o Governo anda a mentir sobre a OTA, e que todos os dias têm vindo a surgir novos dados e estudos a comprová-lo.

Agência LUSA /

Em declarações à Lusa, o líder do PND afirma que "todos os dias têm vindo a surgir novos dados e estudos sobre a OTA, que desmentem claramente o Governo", e pergunta se existe ou não um estudo de impacte ambiental sobre a construção do futuro aeroporto.

"Eu gostava de saber é se o Governo tomou uma decisão sem o estudo estar feito, ou se o Governo já sabe o resultado final de um estudo sem este estar realizado. Para mim, esta situação da OTA lembra-me um gato escondido com rabo de fora", acrescenta.

Em comunicado, Sandro Neves, do gabinete de informação do PND, garante que foi divulgado no programa "Prós e contras" da RTP, na segunda-feira, que "não existe ainda o estudo de impacto ambiental sobre a construção do aeroporto na OTA".

"Esta informação, não desmentida, contraria totalmente o que o Governo em geral e o Ministro das Obras Públicas em particular têm dito sobre o assunto", acrescenta.

"Rio Frio e Montijo foram opções rejeitadas, de acordo com um comunicado do Governo por razoes de natureza ambiental. Como é possível que a OTA seja solução para o novo aeroporto sem que o estudo de impacto ambiental esteja sequer concluído", questiona Sandro Neves".

"Esta questão é de uma gravidade sem precedentes e demonstra a leviandade de um Governo que é arrogante na forma como comunica mas completamente vazio no conteúdo das suas decisões. A nova Democracia exige ao Governo que esclareça com urgência esta questão, o Ministro das Obras Públicas deve fazer uma comunicação ao País", desafia.

PUB