PNR apresenta candidatura à Câmara de Lisboa com número dois da lista detido
O Partido Nacional Renovador (PNR) apresentou hoje a lista de candidatos à Câmara de Lisboa, que inclui Vasco Leitão, detido preventivamente por alegada descriminação racial.
Segundo Pinto Coelho à Lusa, o facto de Vasco Leitão ser o número dois da lista é "um pormenor importante" e o termo de identidade e residência do dirigente nacional do partido é uma "situação injusta" e uma "prisão política" que considera "escandalosa".
"Não há aqui discriminação racial, apenas opinião", referiu.
O segundo "pormenor" a que o presidente do PNR dá importância é o facto de metade da lista ser constituída por mulheres, mas adianta que "não foi propositado".
"Sabíamos que íamos ter mulheres na lista mas só no fim verificámos que estava meio - meio, o que consideramos importante", disse.
Pinto Coelho referiu que discorda "em absoluto" da lei da paridade, que obriga todas as listas a incluir um terço de candidatos de cada género nas listas e, que pela primeira vez vai ser usada em Portugal, nas eleições intercalares, considerando-a "ofensiva", "preponderante" e "arbitrária".