Politécnico pode liderar rede regional - avaliação internacional
Castelo Branco, 06 dez (Lusa) - A avaliação internacional realizada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco pela European University Association (EUA) assegura que tem condições para liderar uma rede regional de politécnicos, disse hoje à Agência Lusa o presidente do IPCB, Carlos Maia.
O relatório final, a que a Agência Lusa teve acesso, é apresentado na quarta-feira, pelas 09:00, em conferência de imprensa.
No documento, a EUA, que representa e apoia instituições de ensino superior em 47 países, faz uma avaliação positiva ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O grupo de peritos da EUA, composto pelos docentes Régis Ritz, que preside, Gülsün Saglamer, Urs Brudermann e Jethro Newton, refere que "o IPCB tem capacidade para desempenhar um papel de liderança na construção de uma rede de institutos politécnicos na região mais próxima, com a finalidade de colaborarem em projetos vantajosos e mutuamente benéficos".
Carlos Maia disse à Agência Lusa que a avaliação enfatizou "o fato de o IPCB ter um plano estratégico com princípios, indicadores e objetivos e de as unidades orgânicas estarem perfeitamente identificadas com esses princípios e orientações".
O presidente do politécnico acrescenta que os peritos internacionais destacaram o "apoio que o IPCB dá aos seus docentes para melhorarem as suas qualificações".
Outra das notas positivas sublinhadas pela EUA respeita à "aproximação da instituição ao mercado de trabalho e às empresas", explica Carlos Maia.
O documento elogia ainda as "aspirações que o IPCB tem de desenvolver o seu perfil de investigação, bem como a capacidade de o seu pessoal docente realizar investigação aplicada e lecionar com base na investigação".