Pomba da Paz assaltada
Um assalto realizado este fim-de-semana à Associação Pomba da Paz, na Quinta do Mocho, Sacavém, causou 15.000 euros de prejuízos, vai obrigar mais de 100 crianças a ficar em casa uma semana e privou-as de um passeio a Coimbra.
Ângela Ramos, directora técnica a instituição de solidariedade social, disse à agência Lusa que os assaltantes levaram 600 euros em dinheiro, uma televisão, um vídeo, rádios e os computadores que tinham chegado recentemente, além d os estragos feitos nas portas arrombadas.
Ao todo, calcula o prejuízo em 15 mil euros.
O atelier de tempos livres (ATL) e o jardim-de-infância da Associação s ão frequentado por 111 crianças até aos dez anos.
"As crianças ainda não tinham usado todos os computadores", desabafou A na Margarida Penedo, coordenadora pedagógica, que revela o desânimo da equipa pe rante o segundo assalto nos cinco anos de vida da Associação.
Os assaltantes entraram pelas portas de emergência que estão normalment e obstruídas por dentro com pedras e trancadas com barras de ferro, correntes e cadeados.
As responsáveis afirmam não saber como é que os assaltantes entraram, m as têm a certeza que alguém teve de tirar as pedras por dentro e que "eles sabia m ao que iam" - só arrombaram as portas das salas onde estava o dinheiro e o mat erial, "não estragaram mais nada".
O dinheiro roubado destinava-se à compra de material para as salas do j ardim-de-infância e do atelier de tempos livres (ATL), bem como a alguns passeio s que já estavam programados a Coimbra e ao Pavilhão do Conhecimento, Lisboa.
Ângela Ramos aponta, ainda, o dedo à Câmara de Loures: "Em 2001 pedimos para vedar o espaço que dá acesso às portas de emergência. Ainda não pensávamos em assaltos, queríamos um espaço fechado para as crianças brincarem. Em 2003, q uando fomos assaltados pela primeira vez, a Câmara prometeu vedar o espaço por q uestões de segurança".
Ana Margarida Penedo avisou pela manhã a Câmara do sucedido - do gabine te da presidência pediram-lhe para enviar um fax.
"Enviar um fax? Mas como? Foi roubado", disse à Lusa.
Já em 2003 todo o dinheiro e material informático, vídeo e áudio foi ro ubado.
Na altura, a equipa que trabalha nesta associação fez rifas e bolos que vendeu aos amigos, família e no bairro. A verba deu para comprar mais material do que aquele que tinha sido roubado.
Agora, depois de um novo assalto, as responsáveis da instituição falam do desânimo que é terem roubado tudo depois do esforço e do trabalho que as pess oas que ali trabalham têm.
"E os pais, quando chegaram aqui de manhã, só nos perguntavam se íamos devolver o dinheiro desta semana que vamos estar fechados", comenta Ana Margarid a Penedo.
Para agravar ainda mais as consequências do assalto, ficou por realizar o passeio que as 111 crianças deveriam ter feito hoje a Coimbra.