Ponte 25 de Abril encerra entre as 09
Lisboa, 16 Mar (Lusa) - A ponte 25 de Abril vai estar totalmente cortada ao trânsito entre as 09:15 e as 13:00 em virtude da realização da XVIII Meia Maratona Internacional de Lisboa.
Antes ainda de se iniciar a prova haverá condicionamento de trânsito na ponte, a partir das 07:00, devido à necessidade de preparar algumas estruturas de apoio à prova.
A Brigada de Trânsito da GNR propõe a todos os utilizadores da Ponte 25 de Abril que tenham necessidade de atravessar o rio de manhã que utilizem como alternativa a Ponte Vasco da Gama.
Esta prova desportiva obrigará ainda ao condicionamento de várias artérias da capital, pelo que a PSP aconselha percursos alternativos para os automobilistas.
A Meia Maratona Internacional de Lisboa, a Mini-Maratona - Vodafone e a CTT Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas, têm todas início às 10:15, vão provocar condicionamentos na Ponte 25 de Abril (nos dois sentidos), na Auto-estrada A5 - Ligação Ponte, em Alcântara, na Avenida de Ceuta e na Avenida 24 de Julho, no Cais do Sodré, na Praça do Comércio, na Avenida Infante Dom Henrique, na Avenida da Índia, na Praça do Império, em Algés e na Marginal - desde o Alto da Boa Viagem.
A PSP refere as seguintes alternativas: o trânsito oriundo de Monsanto é desviado na Avenida de Ceuta para a Avenida Calouste Gulbenkian; o trânsito da Avenida Calouste Gulbenkian será desviado para Monsanto ou canalizado de novo para a mesma artéria, Avenida de Ceuta ou para o Eixo Norte-Sul, na direcção da Segunda Circular, enquanto o trânsito vindo da Auto-Estrada (A-5), sentido Lisboa, é desviado para a Avenida Engenheiro Eduardo Pacheco ou Praça de Espanha (a cargo da BT/GNR).
Quanto ao trânsito que circula no Eixo Norte-Sul, sentido Sul, será desviado para a Auto-Estrada A-5, Sete Rios e Praça de Espanha, pelo que a PSP aconselha os condutores que pretendam dirigir-se para Sul autilizarem a Ponte Vasco da Gama.
O trânsito vindo da nova Radial de Benfica em direcção à Ponte tem como alternativa o Bairro da Serafina - Rua de Campolide e o oriundo das Amoreiras é impedido de entrar no acesso à Ponte, seguindo para a auto-estrada A-5 ou Praça de Espanha.
No interior da capital, o trânsito oriundo da Avenida Infante Dom Henrique é desviado sobre o viaduto para a Avenida Mouzinho de Albuquerque, tendo como alternativa a Praça do Chile, ao passo que o trânsito em Santa Apolónia circulará pela Rua da Alfândega, tendo como alternativas a Rua da Madalena e Rua dos Fanqueiros.
O trânsito do Martim Moniz para a Praça da Figueira é desviado para a Rua dos Fanqueiros e o da Rua do Alecrim é desviado para a Rua da Misericórdia ou Calçada do Combro.
O trânsito é vedado à Calçada de São Francisco e desviado para o Largo da Academia das Belas Artes e, após montagem da logística da Meta na Marginal, o trânsito oriundo de Cascais e Algés é desviado no Viaduto de Pedrouços para a Avenida de Brasília ou no entroncamento da Avenida da Índia com a Avenida da Torre de Belém.
O trânsito que desce a Calçada da Ajuda é desviado para a Rua da Junqueira ou para a Rua de Belém, neste último caso só até ao aproximar da cabeça da corrida e o viaduto de Alcântara ficará sempre interdito, sendo a alternativa o viaduto da Avenida Infante Santo, para acesso de/e para a Avenida Brasília.
Os eléctricos, bem como o trânsito em geral, deixarão de passar frente aos Jerónimos a partir das 09:00 de domingo, invertendo junto à loja dos Pastéis de Belém, no retorno à Praça do Comércio, ficando inoperacionais em direcção a Algés.
Há ainda a assinalar condicionamentos no arruamento do Largo da Praça do Império (que já está encerrado e assim permanecerá até às 17:00 de segunda-feira) e no arruamento paralelo à Avenida da Índia na Praça do Império (também já está encerrado e vai manter-se até às 14:00 de domingo).
Quanto à Avenida da Índia, vai estar encerrada no sábado a partir das 23:00 e até às 17:00 de domingo, desde o Viaduto metálico de Alcântara até ao Viaduto de Pedrouços.