População dá 100 toneladas de lenha para leilão a favor de obras em igreja de Famalicão

Famalicão, 06 mar (Lusa) - Cem toneladas de lenha rachada, oferecida pela população, vão ser leiloadas no domingo, em S. Tiago de Antas, Famalicão, para angariar dinheiro para construir a nova igreja da freguesia, orçada em 1,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Lusa /

O pároco local, Agostinho Alves, disse à Lusa que já foi investido um milhão de euros no novo templo, prevendo-se que a abertura possa acontecer dentro de um ano.

No domingo, três dezenas e meia de tratores carregados de lenha vão "desfilar" em direção à igreja, num cortejo que terá uma extensão de 3,5 quilómetros.

A lenha será leiloada, podendo a tonelada de eucalipto render "para cima" de 100 euros, enquanto a de carvalho poderá ser arrematada por 120 ou mais euros.

Assim, se a lenha for toda vendida, o contributo para as obras da igreja poderá ascender a mais de 10 mil euros.

Segundo Agostinho Alves, do dinheiro até agora investido na nova igreja, 400 mil euros foram obtidos através de um empréstimo bancário, sendo o restante resultante de donativos de fiéis e de várias outras iniciativas de angariação de fundos, entre as quais dois leilões de lenha.

O padre sublinhou que a atual igreja, românica e classificada como imóvel de interessa público desde 1952, não tem capacidade de resposta para acolher os fiéis, sobretudo em cerimónias como funerais ou comunhões.

"Só lá cabem 150 pessoas, apertadinhas", referiu.

A nova igreja, com linhas arquitetónicas modernas, terá capacidade para 500 pessoas sentadas.

A obra inclui ainda um centro pastoral, com salas de catequese que se poderão converter em espaço para espetáculos.

Tópicos
PUB