População da Pontinha apoia autarcas na abertura da Av. 25 de Abril

Os autarcas da freguesia da Pontinha e da Câmara de Odivelas defenderam hoje, numa sessão de esclarecimento pública, a abertura da Avenida 25 de Abril que ligará a freguesia a Alfornelos, solução que a maioria da população presente defendeu.

Agência LUSA /

Nesta reunião organizada pela Junta de Freguesia da Pontinha, liderada por José Francisco Guerreiro (PS), foi explicado à população presente, cerca de 150 pessoas, a situação da Avenida 25 de Abril devido ao traçado aprovado para o Itinerário Complementar 16 (IC16) e para a CRIL - Circular Regional Interna de Lisboa.

Esta avenida, que deveria ligar as freguesias da Pontinha (Odivelas) e Alfornelos (Amadora), termina num muro que a população já chama de "muro da vergonha" e "beco", pois colide com o traçado actualmente aprovado para o IC16.

Em debate estiveram essencialmente dois pontos: a construção do IC16 em túnel, tendo em vista a minimização dos efeitos ambientais negativos, e a abertura da Avenida 25 de Abril.

O vereador socialista Sérgio Paiva, em representação da Câmara de Odivelas, defendeu que só a abertura da avenida "é pior para a Pontinha", na medida em que atrairá àquele trajecto "milhares de automóveis".

No entanto, o autarca apresentou como solução a construção de uma variante a norte da Pontinha, que passará pelo bairro de barracas Azinhaga dos Besouros, que contará com diversas entradas através da freguesia, bem como pontos de acesso ao IC16 e à CRIL.

Segundo Sérgio Paiva, a Estradas de Portugal já aprovou este traçado, estando em negociações quem pagará as indemnizações necessárias, e está a estudar uma solução para a abertura da Avenida 25 de Abril.

Se aqui o autarca defende uma passagem da Avenida em túnel por baixo do IC16, José Francisco Guerreiro quer que a passagem seja feita por cima.

De acordo com dados apresentados pela Associação Cívica de Moradores de Alfornelos, baseados no Relatório da Comissão de Avaliação, está prevista a circulação de 88 mil veículos por dia no IC16 numa fase inicial.

Paulo Ferreira, presidente da associação, lembrou ainda a qualidade de vida das populações, citando mais uma vez fontes oficiais: "A qualidade de vida dos habitantes da área envolvente será afectada, negativamente, pela construção e exploração da CRIL, reflectindo-se, como o próprio Estudo de Impacte Ambiental indica, na "degradação permanente das condições de vivência e habitabilidade"".

Quanto ao IC16, esta associação defende que seja construído todo em túnel e que por cima seja feito um parque urbano.

Os vereadores da CDU apresentaram recentemente em reunião da Câmara de Odivelas uma moção contra o traçado da CRIL - Circular Regional Interna de Lisboa e a apelar à construção do IC16 e da Avenida 25 de Abril, que foi reprovada com seis votos contra do PS e PSD.

A moção foi chumbada dias mais tarde em Assembleia Municipal, apesar dos votos favoráveis da CDU, BE e dos presidentes socialistas das Juntas de Freguesia da Pontinha e Odivelas.


PUB