Portal de agendamento da vacinação contra a Covid-19 soma mais de 50 mil pedidos

por Inês Geraldo - RTP
Yves Herman - Reuters

Os portugueses com mais de 65 anos podem, a partir desta sexta-feira, marcar uma data para serem vacinados contra a Covid-19. Com a presença de Gouveia e Melo e Luís Goes Pinheiro, foi anunciado o portal de agendamento. O primeiro dia teve já uma procura relevante, com 50 mil pedidos de agendamento.

O novo portal pretende facilitar o acesso da população portuguesa à vacinação para a Covid-19. A informatização deverá permitir que, à medida que a vacinação chegue a pessoas mais novas, o processo se torne mais fácil, para que haja uma média de pelo menos 100 mil pessoas vacinadas todos os dias.

O auto-agendamento pode ser feito em covid-19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento. Depois de recolhidos alguns dados, o portal vai dar a primeira data disponível para a vacinação, podendo o utente aceitar ou escolher outra data mais conveniente.

O local da vacinação também pode ser escolhido. Este é um portal que está disponível para pessoas com mais 65 anos em Portugal que ainda não foram vacinadas.

Após o agendamento, os utentes vão receber uma mensagem de texto com o local e hora exatas da vacinação e vai ser gerado um comprovativo.

Na véspera da vacinação, será enviada uma mensagem de texto por telemóvel para confirmar o agendamento.

“O processo é simples, nasce hoje e tem tido uma procura muito relevante. Desde que nasceu, esta madrugada, e até este momento, já temos mais de 50 mil pedidos de agendamentos, o que para um dia de início de projeto é muito impressionante”, revelou Luís Goes Pinheiro, responsável pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Mais de dois milhões de vacinas já foram administradas em Portugal (pelo menos a primeira dose) e cerca de sete por cento da população já tem a vacinação completa. Os idosos com mais de 80 anos são o grupo etário que já está mais avançado neste processo.

A Covid-19 já causou perto de 10 mil óbitos em Portugal tendo infetado mais 800 mil pessoas.
Tópicos
pub