Portal TIO regressa com novos conteúdos

Conteúdos sobre saúde, direitos e instituições de acolhimento para idosos estão de novo disponíveis na internet, através do portal "Terceira Idade Online" (TIO), que pretende responder a necessidades actuais e estimular os "novos idosos", foi hoje anunciado.

Agência LUSA /

O portal do projecto TIO é gerido pela Associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA) e a sua actualização, depois de cerca de um ano desactivado, foi co-financiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

De novo activo desde quarta-feira, além de conteúdos temáticos sobre saúde, direitos e instituições de acolhimento, o TIO disponibiliza também um conjunto de informações sobre temas mais actuais.

"Dos novos conteúdos, destacam-se as informações de como desenvolver actividades entre novos e mais velhos (intergeracionais) e novas modalidades de turismo sénior", afirmou hoje à Lusa Teresa Almeida Pinto, da VIDA.

A responsável acrescentou que as novas tecnologias ocupam duas secções no TIO, designadamente uma dirigida aos idosos, ajudando-os, por exemplo, a configurar e proteger o computador de vírus, e outra dirigida aos profissionais de acção social.

Esta secção, designada gerontecnologia, visa permitir a professores, entre outros profissionais, criar espaços de aprendizagem para os idosos.

O portal conta ainda com um fórum de debate, que apoia as intenções do governo de adoptar um plano nacional de gerontecnologia no primeiro semestre de 2006.

Segundo Teresa Pinto, este fórum, que reúne gerontologia e tecnologia, pretende "estimular expectativas futuras dos novos idosos", ajudando-os a compensar determinadas perdas funcionais e manter os seus níveis de desempenho em muitas tarefas.

"Neste contexto, as tecnologias podem ser uma ajuda para minimizar ou compensar certas disfunções e incapacidades dos idosos", disse Teresa Almeida Pinto.

A responsável lembrou que, face ao aumento da esperança média de vida e à baixa taxa de fecundidade e natalidade, Portugal encontra-se no sétimo lugar da Europa no que diz respeito ao envelhecimento demográfico.

Com esta reabertura, a VIDA espera que os pontos de acesso e aprendizagem de informática para os idosos passem a ser uma realidade e não apenas uma "extravagância".

O TIO pretende, assim, "impulsionar a mudança" e contribuir para a info-inclusão e tecno-inclusão destas pessoas.

"Os mais velhos têm muitas vezes uma actividade para ocupação dos seus tempos livres, mas a desmotivação é constante, porque não sabem o que fazer depois com aquilo que criaram", disse, acrescentando que se pretende "dar uma perspectiva de futuro aos novos velhos e mudar a mentalidade de todas as outras pessoas que olham para eles como seres não produtivos".

PUB