Portalegre instala contentores de lixo subterrâneos

A Câmara Municipal de Portalegre vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, segunda- feira, colocando ao serviço da população 18 contentores subterrâneos para recolha de lixo.

Agência LUSA /

O vereador Fernando Biscainho adiantou hoje à agência Lusa que os locais abrangidos pelo novo sistema de recolha de lixo, num investimento de 150 mil euros, são o Bairro dos Assentos, Planalto, Largo Frederico Laranjo, Largo dos Combatentes e Paços do Concelho.

Quanto às vantagens deste tipo de contentores, o autarca destacou a estética, higiene e redução de custos.

"O contentor subterrâneo evita a propagação de maus cheiros e de outros incómodos e a sua aparência é muito mais agradável do que a dos contentores de superfície", realçou.

Fernando Biscainho destacou anda o facto de não ser necessário fazer a recolha dos resíduos diariamente, uma vez que este tipo de contentor está dotado de um sistema que alerta quando é necessário que seja despejado.

O autarca adiantou que, numa segunda fase, que deverá começar no final do próximo ano, todos os contentores verdes de superfície vão ser retirados das ruas da cidade de Portalegre.

Também na segunda-feira, a VALNOR, empresa que se dedica à recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Norte Alentejano, vai abrir as portas do seu centro de valorização, localizado junto a Alter do Chão, a mais de um milhar de crianças para mostrar o trabalho que é feito nesta área.

Ateliers, falcoaria, balões de ar quente, insufláveis, palhaços e uma visita ao aterro sanitário e à central de triagem são algumas das actividades destinadas às crianças de várias escolas do distrito de Portalegre.

PUB