Porto recebeu em 1895 a primeira tracção eléctrica da Península Ibérica
O Porto foi a primeira cidade da Península Ibérica que assistiu às primeiras viagens de carros eléctricos, ao longo da denominada Linha da Restauração, entre o Carmo e Massarelos, há 112 anos.
Inaugurada a 12 de Setembro de 1895, aquela linha estendeu-se depois à Foz e Matosinhos, após o que o transporte eléctrico se expandiu por outras zonas.
Até ao início dos anos sessenta o eléctrico foi mesmo o mais importante transporte público da cidade.
Segundo relatos da época, a viagem inaugural do primeiro veículo eléctrico foi acompanhada com grande entusiasmo pelos portuenses que não quiseram deixar de estar presentes na cerimónia.
Ao verificarem que a carruagem subia pela Rua da Restauração acima como se deslizasse suavemente por um forte declive, todos se interrogavam sobre a origem de tal força que fazia mover os carros.
O que parecia um "milagre invisível" era a electricidade, que fazia mover os eléctricos em total segurança e conforto.
Aliás, os primeiros veículos de tracção eléctrica não eram mais do que pequenas carruagens, restauradas e adaptadas da tracção animal.
Referindo-se aos testes para a instalação de tão inovador serviço de transporte, o extinto jornal "Comércio do Porto" escrevia: "Escusado será dizer que os resultados excederam a expectativa. Entre aqueles pontos (Massarelos e Cordoaria), cuja distância é de 1.200 metros, o carro subia sem o mais leve inconveniente, atingindo velocidades de 15 quilómetros por hora".
"Numa rampa de dez por cento, na Rua da Restauração, a carruagem galgava aquela pendente como se deslizasse por um forte declive. Em sete minutos percorrer por várias vezes aquela extensão, subindo, dando aos observadores a mais evidente prova de completa segurança (...) a população estava incrédula. De onde viria aquela força que fazia mover os carros(...)", acrescentava o "Comércio do Porto".
Um dos primeiros eléctricos a circular na cidade do Porto está exposto no Museu do Carro Eléctrico, instituição que tem uma das mais importantes colecções de carros eléctricos da Europa.
Antes da chegada dos eléctricos, o Porto dispunha já dos chamados "carros americanos", veículos de tracção animal destinados ao transporte público.
O primeiro pedido de concessão foi solicitado ao Governo por Albino Paiva Araújo, em 1858, mas a primeira autorização acabou por ser concedida, em 1870, ao Barão da Trovisqueira.
A inauguração oficial do novo transporte público realizou-se a 09 de Marco de 1872, partindo os "carros americanos" de 30 em 30 minutos, para uma viagem que custava 80 reis.
A viagem demorava cerca de 15 minutos, funcionando estes veículos entre as 06:00 e as 20:00.
A tracção animal expandiu-se por grande parte da cidade ate 1895, altura em que foi introduzida nos transportes públicos portuenses a tracção eléctrica, tendo o Porto sido a primeira cidade da Península Ibérica a dispor de carros eléctricos.
A partir de 1896, face aos excelentes resultados obtidos na Linha da Restauração, foi iniciada a electrificação da rede de carros americanos, que cobria grande parte do Porto.
No início do século XX estavam já electrificados 17 quilómetros de rede, o que levou gradualmente à eliminação da tracção animal.
A partir de 1946, e com a criação do Serviço de Transportes Colectivos do Porto (hoje STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), muitas das linhas de carros eléctricos foram sendo desmanteladas e substituídas por linhas de autocarros e trolley-carros.
Nos finais da década de 1980, os eléctricos ficaram confinados a apenas duas linhas, a linha 18 (Carmo/Boavista, actualmente Restauração/Cordaria) e a linha 1 (Infante/Matosinhos), hoje linha 1E (Infante/Passeio Alegre), as únicas, actualmente, em exploração.
A 21 de Setembro, os "velhos" eléctricos, agora recuperados e adaptados às actuais normas de segurança e de conforto - mas mantendo a traça e pinturas originais - regressam à "baixa" da cidade que os acolheu pela primeira vez há 112 anos.