Portugal acciona números de emergência na Nicarágua e Honduras
Os cônsules honorários de Portugal nas Honduras e na Nicarágua accionaram hoje os números de telefone de emergência para prestar apoio aos portugueses devido à passagem do furacão Felix.
Apesar de residirem poucos portugueses nestes dois países, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas decidiu accionar os números de telefone dos cônsules honorários "por mera medida de precaução".
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que se trata de números de emergência e que só devem ser utilizados pelos portugueses nessa circunstância.
De acordo com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, vivem nas Honduras 14 portuguesas e na Nicarágua 26.
Por outro lado, o porta-voz da Associação Portuguesa das Agências de Viagens, Paulo Brehm, disse à Agência Lusa que o número de turistas portugueses nas Honduras e na Nicarágua deverá ser muito reduzido.
O furacão Felix, com categoria máxima 5 e ventos a 260 quilómetros/hora, está a causar os primeiros estragos na Nicarágua, onde os telhados de numerosas casas, postes eléctricos e árvores foram arrancados, devendo depois passar pelas Honduras.