Portugal assina acordo de parceria com Universidade do Texas
O Estado português assina sexta-feira um programa de colaboração com a Universidade do Texas em Austin, que contempla a exploração conjunta de tecnologias com base em investigação e ensino pós-graduado em matemática, conteúdos digitais e formas avançadas de computação.
Segundo um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este acordo envolve o desenvolvimento conjunto de um Co-Laboratório Internacional para Tecnologias Emergentes (International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab), incluindo o estabelecimento de uma rede para estimular actividades de comercialização de ciência e tecnologia, ("University Technology Enterprise Network", UTEN).
Esta colaboração com a Universidade do Texas em Austin (UTAustin) contempla três programas de Doutoramento e um programa anual de mestrado profissional em conteúdos digitais.
A par dos programas de educação avançada, serão ainda desenvolvidas actividades de investigação entre grupos portugueses e de Austin, envolvendo investigadores nacionais em centros de investigação em sete Universidades e três Laboratórios Associados.
O consórcio internacional orientado para a valorização económica de ciência e tecnologia e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica (UTEN) inclui os gabinetes de transferência de tecnologia de todas as Universidades públicas portuguesas e dos parques de ciência e tecnologia com actividade de investigação académica relevante.
O programa UTAustin-Portugal resulta de uma avaliação do potencial para colaborar com unidades e instituições universitárias e de investigação portuguesas, feita por várias equipas da UTAustin.
Este programa vem reforçar a capacidade de I&D (investigação e desenvolvimento) e de ensino pós-graduado de instituições nacionais num contexto internacional, afirma o comunicado.
A cerimónia de lançamento do programa, assim como a assinatura dos respectivos contratos e acordos de colaboração com as várias universidades e centros de I&D nacionais decorrerá no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada.
A Universidade do Texas em Austin é considerada uma das maiores universidades públicas norte-americanas, inclui o maior departamento dos Estados Unidos na área da comunicação e um dos maiores centros de computação avançada do país, que conta com um dos maiores super-computadores da actualidade.
A parceria com a UTA insere-se no conjunto de acções que o Governo está a desenvolver com instituições internacionais, que teve início com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e com a Universidade de Carnegie Mellon (CMU), e que envolvem um total de cerca de 140 milhões de euros.