Portugal atrasado na aplicação de rótulos ecológicos - GEOTA

Portugal está atrasado na aplicação dos rótulos ecológicos que indicam que determinados produtos têm impacto ambiental reduzido, concluiu hoje o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA).

Agência LUSA /

Os rótulos ecológicos europeus, criados em 1992, podem ser aplicados a produtos como calçado, têxteis ou detergentes, estando excluídos alimentos, bebidas e medicamentos.

Portugal tem apenas quatro rótulos ecológicos atribuídos (três em produtos de tintas e um em produto têxtil), quando países como França ou Itália já aprovaram esta rotulagem para mais de 20 produtos.

O GEOTA tem participado num grupo de trabalho europeu para avaliar os dez anos de aplicação do rótulo ecológico e concluiu que "têm havido várias lacunas em Portugal, como a falta de divulgação".

"Apesar de os critérios do rótulo não serem muito exigentes, tem havido uma série de lacunas que, em Portugal, se prendem com a falta de divulgação alargada do rótulo e algum atraso das empresas relativamente à introdução das questões ambientais na sua gestão", concluem os ambientalistas.

"Tem de ser dada maior visibilidade ao rótulo ecológico para que haja mais empresas interessadas e para criarmos consumidores mais selectivos e exigentes em relação aos produtos", comentou à Agência Lusa Luciana Macedo, do GEOTA.

Na semana passada decorreu em nove países da União Europeia uma campanha destinada a divulgar o rótulo ecológico europeu, mas Portugal não participou.

"Penso que isto demonstra uma grande falta de interesse e poderá ter também haver com falta de dinheiro para aplicar nestas áreas", disse Luciana Macedo.

Os organismos a quem compete a promoção e atribuição dos rótulos são o Instituto do Ambiente, Direcção-Geral da Saúde, Direcção- Geral da Empresa, Instituto do Consumidor e Direcção-Geral do Comércio e da Concorrência.

Para o GEOTA, "estes organismos devem ser mais interventivos na divulgação do rótulo ecológico e na sensibilização do público para os impactos ambientais directos e indirectos dos produtos que consomem".

O rótulo ecológico, que pode ser distinguido através de um logótipo com uma flor e as estrelas que representam os países da União Europeia, foi concebido para que menos de 30 por cento dos produtos no mercado consigam satisfazer os critérios exigidos.

Os produtos devem ter o menor impacto ambiental possível durante o seu ciclo de vida em áreas como água, ar, resíduos, energia, segurança ambiental, protecção da camada de ozono ou ruído.

PUB