Portugal com menos meios de combate a incêndios do mecanismo europeu

Menos meios de combate aos incêndios por parte da União Europeia, em caso de necessidade. Este ano, Portugal apenas pode contar com 60 elementos e dois aviões ligeiros.

Antena 1 /

Foto: João Agante - RTP

Uma capacidade de resposta inferior à do anos passado que o coordenador de Políticas de Logística e fogos do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, João Silva, explica com o término dos contratos de aluguer das aeronaves, passando estes meios a estar indisponíveis.

João Silva, ouvido pelo jornalista Diogo Miguel Pereira, diz também que os Estados-membros deste mecanismo europeu têm adquirido os seus meios próprios de combate a incêndios.
Uma outra justificação é a seca que está a afetar a Europa central, tendo este ano a chuva beneficiado o território português, com níveis de humidade no solo bastante significativas.
PUB