Portugal é o terceiro Estado-membro com mais abstémios - sondagem
Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia com maior percentagem de abstémios (37 por cento), mas metade dos que bebem fazem-no todos os dias, revela um estudo encomendado pela Comissão Europeia e divulgado hoje em Bruxelas.
Mais de um terço dos portugueses inquiridos afirmaram não ter tomado qualquer bebida alcoólica nos últimos 12 meses, sendo a percentagem de abstémios em Portugal superada apenas por Itália (40 por cento) e Hungria (38), e bem acima da média comunitária (25 por cento).
No entanto, entre os portugueses que bebem, a frequência do consumo de álcool é das mais elevadas na União Europeia, já que nove em cada 10 (89 por cento) afirmaram ter bebido nos últimos 30 dias.
Destes, praticamente metade (47 por cento) admitiram ter bebido álcool todos os dias ao longo desse período, o que constitui de forma destacada o valor mais elevado da UE (onda a média de inquiridos que afirmam beber numa base diária é apenas de 13 por cento).
Apesar da frequência, o consumo dos portugueses parece ser moderado, já que, quando questionados sobre quantas vezes ao longo do último ano tomaram cinco ou mais bebidas numa só ocasião, uma maioria (55 por cento) dos inquiridos (que afirmaram ter bebido nos últimos 12 meses) responderam que nunca o fizeram, o que constitui a percentagem mais elevada entre os 27.
Na Irlanda, por exemplo, apenas um em cada 10 inquiridos afirma nunca ter bebido no último ano cinco ou mais "copos" numa ocasião.
O "Eurobarómetro" revela também um grande apoio dos portugueses à introdução de avisos sobre os perigos do álcool nos rótulos das bebidas, especialmente dirigidos a mulheres grávidas e condutores (medida apoiada por 84 por cento dos inquiridos, acima da média comunitária de 77 por cento).
Por outro lado, oito em cada 10 portugueses apoiam a proibição de publicidade ao álcool dirigida especialmente a jovens, e nove em cada 10 defendem que a venda de álcool a menores de 18 anos deveria ser banida em todos os Estados-membros da União Europeia.
A sondagem foi realizada na União entre Outubro e Novembro de 2006, tendo em Portugal sido inquiridas 1.006 pessoas pela TNS Euroteste.