Portugal entrega hoje duas fragatas da classe João Belo à Marinha do Uruguai

Lisboa, 08 Abr (Lusa) - A Marinha portuguesa entrega hoje, na Base Naval do Alfeite, à sua congénere do Uruguai as duas fragatas da classe João Belo que Portugal vendeu recentemente àquele país sul-americano por 13 milhões de euros.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, e o seu homólogo uruguaio, José Bayardi, assinam, nesta Base Naval, o certificado de entrega das duas fragatas, após o que se segue uma cerimónia de entrega dos navios à Marinha uruguaia.

Na cerimónia de arriar da Bandeira Nacional, desembarque da guarnição portuguesa e embarque aa uruguaia, com respectivo içar de bandeira, contará também presentes o Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, Almirante Melo Gomes, e do Uruguai, Vice-Almirante Juan Fernández, bem como familiares do Comandante João Belo.

As fragatas "Comandante João Belo" e "Comandante Sacadura Cabral", construídas em França, serviram a Marinha portuguesa ao longo das últimas quatro décadas, tendo sido utilizadas em missões em África, integrado diversas vezes a antiga força permanente da NATO no Atlântico (STANAVFORLANT), participado em exercícios internacionais e nacionais, realizado viagens de instrução dos cadetes da Escola Naval, e ainda inúmeras missões de serviço público, das quais se destacam as de busca e salvamento marítimo.

As duas fragatas foram vendidas por 13 milhões de euros, apesar da avaliação prevista na Lei de Programação Militar ter sido da ordem dos 30 milhões de euros pelos dois navios.

Interrogado em Janeiro pela Lusa sobre se o governo tinha feito um bom negócio com a venda destes navios, o Secretário de Estado da Defesa, João Mira Gomes disse que "sim".

"Sabe que o mercado do armamento, sobretudo para a venda de navios deste tipo, não é propriamente o mesmo que uma pessoa ir ao hipermercado, é uma coisa bastante diferente", declarou.

"Em relação a outras ofertas que tivemos, penso que este foi um bom negócio", sublinhou, acrescentando que também foi "uma mais valia para a Marinha do Uruguai".

"Nós entendemos isto não apenas como uma venda, mas também como um projecto de cooperação bilateral porque poderá haver uma colaboração entre a Marinha Portuguesa e a Marinha do Uruguai.

A marinha portuguesa deverá proporcionar formação às tripulações uruguaias para se adaptarem aos sistemas usados nas fragatas portuguesas.

O secretário de Estado confirmou que os navios foram vendidos com todo o seu actual equipamento, nomeadamente os sonares instalados na década de 90 quando as fragatas foram modernizadas.

"Todo o equipamento que estava nos navios foi incluído na venda após a autorizações especiais dos países fabricantes e depois de confirmado o destino final", disse.

"Tudo isso foi feito e todo esse processo está concluído", afirmou.

No entanto, uma fonte do ministério da Defesa disse segunda-feira à Lusa que "a retirada dos sonares foi acordada entre as partes durante o processo negocial" e que esse equipamento ou parte dele será utilizado nas fragatas (Meko) Vasco da Gama.

Os sonares que estavam instalados nas duas fragatas João Belo são na generalidade superiores aos existentes nos navios deste tipo em operação no continente sul-americano, o que conferiria maior capacidade ofensiva e defensiva à marinha uruguaia.

As fragatas "Comandante João Belo" e "Comandante Sacadura Cabral", baptizadas como ROU01 "Uruguay" e ROU02 "Cte. Pedro Campbel", respectivamente, partem no dia 25 de Abril para os mares do Atlântico Sul, com destino a África do Sul, para participarem na operação naval "ATLASUL", com navios das Armadas Argentina, Brasileira e Sul-africana.

SRS.


PUB