Portugal está a testar 'Salas de Aula do Futuro'

Portugal está a testar as chamadas 'Salas de Aula do Futuro'. A primeira nasceu em Setúbal, na Escola Secundária D. Manuel Martins. Atualmente já existem 6 no país e estão a ser preparadas mais 24. O objetivo é que os alunos aprendam a matéria através de pesquisas na Internet.

Filipa Marques Henriques, Manuel dos Santos, Pedro Pessoa /
Nesta sala de aula não há quadros negros, nem as comuns secretárias e cadeiras. Os alunos não usam manuais e o professor apenas fala no início, para lançar o desafio.

Chama-se 'Sala de Aula do Futuro' e é um projeto já aplicado em 6 escolas nacionais. Estão ainda a ser preparadas mais 24 salas em Portugal, mas a primeira a ser criada fora de Bruxelas, onde nasceu o conceito, foi a sala da Escola Secundária D. Manuel Martins, em Setúbal.

Cada uma das cores deste espaço corresponde a uma zona de ensino: Investigar, Criar, Partilhar, Desenvolver e Apresentar. A turma divide-se em 5 e cada grupo é responsável por uma parte do resultado final.

Os grupos têm 45 minutos para responder ao desafio lançado pelo professor. Durante esse tempo, podem usar todas as tecnologias disponíveis na sala. A descoberta das respostas é feita com a ajuda de pesquisas na Internet.

Aqui ninguém tem lugar marcado e o professor não ralha com quem circula pela sala ou mexe no telemóvel.

O mais importante deste projeto são os resultados: o coordenador deste projeto na escola de Setúbal, Carlos Cunha, garante melhorias no aproveitamento dos alunos que têm oportunidade de experimentar esta 'Sala de Aula do Futuro'.
PUB