Portugal está sem incêndios ativos

por Antena 1

Já não há nenhum incêndio ativo, segundo a Proteção Civil, as chamas dão finalmente tréguas os incêndios em Arganil e na Lousã obrigaram a evacuar povoações durante a madrugada, mas já estão dominados. ´

A chuva deu uma preciosa ajuda mas durante a madrugada viveram-se alguns momentos complicados, com a aldeia de Cabanões na Lousã a ser evacuada e também várias povoações no concelho de Arganil, o autarca Ricardo Alves contou ao jornalista Joaquim Reis que o incêndio destruiu grande parte do concelho de Arganil.

No terreno continuam ainda mais de 3000 operacionais em trabalhos de resolução e conclusão.

Em Mortágua, no distrito de Viseu, um incêndio na central elétrica de biomassa florestal suspendeu a operação desta estrutura.

Esta terça-feira hoje ainda há vários concelhos de norte a sul do país em risco máximo de incêndio, apesar das previsões de chuva.
Corte  na Linha da Beira Alta
A circulação de comboio na linha da Beira Alta entre Mortágua e Gouveia continua suspensa e não há previsão para a reabertura.

Na página da Internet a Infraestruturas de Portugal esclarece que está a avaliar a extensão da gravidade dos danos nas infraestruturas ferroviárias por causa dos incêndios e que vai efetuar as reparações necessárias, de modo a assegurar as condições de circulação.

Quanto à circulação rodoviária não há registo de problemas causados pelos incêndios nas estradas do país.

As centenas de incêndios que deflagraram desde domingo, o pior dia do ano em termos de fogos segundo as autoridades, provocaram pelo menos 38 mortos, sete desaparecidos e 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O Governo decretou luto nacional até quinta-feira, como forma de manifestar pesar e solidariedade para com as vítimas dos incêndios.

pub