Português é vice-campeão do mundo de fotografia subaquática
Rui Guerra, um português de 36 anos, conquistou o título de vice-campeão do mundo de fotografia subaquática no campeonato de 2005, realizado em Espanha.
Organizado pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas (CMAS), o campeonato juntou 48 equipas de 24 países junto a Girona, a norte de Barcelona, de 13 a 18 de Setembro.
Com medalha de ouro ficou um fotógrafo italiano, indo a medalha de prata para Rui Guerra, que é já bicampeão nacional de fotografia subaquática.
Autor do livro "Manual prático de fotografia subaquática", Rui Guerra, em declarações à Agência Lusa, explicou que o campeonato compreendeu cinco categorias diferentes de fotografia subaquática, sendo encontrado os vencedores somando a pontuação em cada categoria.
O campeonato mundial de fotografia subaquática realiza-se de dois em dois anos mas não acontecia há três anos porque a edição de 2004, prevista para a Jordânia, acabou por ser cancelada devido à instabilidade política no Iraque, país vizinho.
Dentro de dois anos, disse Rui Guerra, o campeonato poderá realiza-se nas ilhas Maurícias, embora o local ainda não esteja confirmado oficialmente.
Em Portugal, revelou, realiza-se em 2006 o primeiro campeonato nacional de fotografia digital subaquática.
No seu currículo, Rui Guerra, mergulhador profissional, conta já com dois terceiros lugares no Open Fotosub Isla D`El Hierro, em Espanha, um dos mais concorridos troféus, até pelo valor monetário em jogo.
Este ano foi o vencedor do Salão do Mar, um campeonato nacional de fotografia.