Português preso em Goiânia acusado de aliciamento de mulheres

Um português, de 55 anos, foi preso hoje, em Goiânia, na região Centro-Oeste do Brasil, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de seres humanos, informou fonte da Polícia Federal (PF).

Agência LUSA /

Manuel da Silva, que vivia há vários anos no Brasil e era casado com uma brasileira de 23 anos, é acusado de ser um dos chefes de uma quadrilha internacional de aliciamento de mulheres no Brasil.

Um espanhol e quatro brasileiros foram também presos e a polícia procura ainda um quinto brasileiro que está fugido.

A chamada operação "Babilónia" é a terceira desencadeada pela Polícia Federal no Estado de Goiás para combater o tráfico de mulheres.

As investigações sobre a quadrilha começaram há dois meses, após denúncias de uma das alegadas vítimas.

De acordo com a PF, a quadrilha era "muito organizada" e tinha uma ramificação em Espanha, onde era representada por uma mulher que deverá ter sido presa numa operação simultânea promovida pela polícia espanhola.

Todo esquema era auxiliado pela participação de um agente de viagens com conhecimentos sobre as normas do acordo de Schengen, que prevê a livre circulação de pessoas na União Europeia.

A Polícia Federal informou também que cerca de 20 mulheres brasileiras foram aliciadas por essa quadrilha e enviadas para a Espanha, onde estão em casas de prostituição.

As brasileiras deverão ser presas e deportadas para o Brasil.

PUB