Portugueses comem mais fruta e cereais, mas menos vegetais

Os portugueses comem cada vez mais frutos e cereais, mas procuram menos produtos hortícolas e vinho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala sábado.

Agência LUSA /

Em 2003, cada português consumia em média 126 quilos de fruta, sendo o terceiro maior consumidor deste alimento da União Europeia (UE).

Em relação a 1993, o consumo de fruta em Portugal aumentou 20,4 por cento.

Os cereais são outro dos produtos que os portugueses mais começaram a procurar nos últimos dez anos, consumindo cada pessoa mais 10,5 quilos em 2003 do que acontecia em 1993.

No ano passado, cada habitante comeu em média 97,4 quilos de cereais, sendo o trigo o mais procurado.

No consumo de cereais, Portugal está em segundo lugar no conjunto dos 15 estados-membros da UE.

Também o consumo de carne registou um aumento significativo nos últimos dez anos (mais 15,6 por cento em 2003 do que em 1993).

A carne de porco tem sido a preferidas dos portugueses, representando no ano passado mais de 42 por cento do consumo total de carne.

A carne de aves representa 27,7 por cento do total de consumo e foi a que maior crescimento de consumo por pessoa registou (um acréscimo de 30,5 por cento).

Esta tendência reflecte a perda de importância do consumo de carne bovina, sobretudo devido à crise da doença das vacas loucas.

Apesar do aumento do consumo de carne, Portugal fica apenas em sexto lugar entre os 15 países da UE.

A Espanha lidera o consumo de carne, com 135 quilos, enquanto em Portugal cada habitante consome em média pouco mais de 100 quilos.

Entre os produtos que os portugueses começaram a consumir menos estão o vinho e os vegetais.

O consumo de vinho diminuiu 20 por cento de 1993 para o ano passado e a procura de produtos hortícolas teve uma queda de 10 por cento.

Sem grandes alterações nos últimos dez anos esteve o consumo de leite, que foi sempre oscilando entre os 85 e os 95 quilos por habitante num ano.

No consumo de produtos lácteos, Portugal ocupa uma posição intermédia (sexto lugar) entre os países da EU.

PUB