Portugueses e estrangeiros partilham pratos típicos no castelo de Leiria

Leiria, 27 jan (Lusa) - Uma associação de Leiria está a desafiar portugueses e estrangeiros a participarem na "I Feira Multicultural e Gastronómica" no castelo de Leiria, partilhando práticos típicos do seu país.

Lusa /

A iniciativa está marcada para 09 de fevereiro, realiza-se entre as 14:00 e as 18:30 e é promovida pela Associação fazer Avançar (AFA), através do seu projeto "Speak Leiria".

São esperadas esperadas 200 pessoas, representando pelo menos 14 nacionalidades, disse à Lusa o vice-presidente da AFA, Raul Testa.

A ideia passa por aproximar as diferentes culturas e povos, explicam os responsáveis pela organização da feira, sendo que a entrada é gratuita e todos os participantes são desafiados a levarem comida típica dos seus países para garantir uma partilha gastronómica.

Durante a iniciativa, que prossegue a "estratégia de resolução do problema social da exclusão em função da barreira linguística e cultural", algumas turmas que participam no projeto "Speak" vão fazer apresentações culturais sobre cada um dos países.

O SPEAK é um negócio social co-criado pela Associação Fazer Avançar e Social Lab da Fundação EDP e pretende "integrar através da partilha de conhecimentos linguísticos e culturais", ajudando "a criar cidadãos do mundo que percebam as diferenças culturais existentes na sociedade e que valorizem a aceitação da diferença".

A AFA é uma associação criada em 2008 por jovens leirienses que, salientam os seus responsáveis, "acredita que a motivação e capacidade dos jovens podem fazer uma diferença real na sociedade".

AFA conta no seu portfólio com os projetos "Eu desportivo", "Faz-te à vida", "SPEAK" e o "Leiria Happiness Club", participação em iniciativas como o "Projeto Limpar Portugal" ou o "IGNITE Leiria" e desenvolvendo ainda ações como "Hoje plantei uma árvore" e o jornal "Quinze".

Tópicos
PUB