Portugueses manifestam-se domingo pelo consulado de Santos

A comunidade portuguesa de Santos vai manifestar-se no domingo em defesa da manutenção da actual estrutura consular nesta cidade no litoral do Estado de São Paulo, anunciaram hoje os promotores da iniciativa.

Agência LUSA /

Para a manifestação espera-se a participação de cerca de 2 000 portugueses e luso-descendentes, contando a iniciativa com a apresentação de grupos folclóricos, no centro da cidade, tradicional local de manifestações, avançou o conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) no Brasil, Vasco Monteiro.

"Estamos apreensivos com o possível encerramento do Consulado de Santos, actualmente com 30 000 portugueses inscritos e o terceiro com o maior movimento no Brasil", afirmou o conselheiro à agência Lusa.

O conselheiro salientou que a jurisdição do Consulado de Santos inclui toda a região litoral do Estado de São Paulo, com uma população de 1,5 milhões de habitantes e cerca de 100 000 luso- descendentes.

"Há maneiras de se reduzir as despesas consulares, como o Governo português tem anunciado que deseja, sem fechar o consulado, como manter apenas um vice-cônsul, o que seria suficiente", disse.

Vasco Monteiro salientou ainda que a possível incorporação da unidade consular de Santos no Consulado Geral de Portugal de São Paulo vai dificultar o acesso dos portugueses.

"Apesar de Santos e São Paulo serem próximas, uma deslocação entre as duas cidades pode levar até quatro horas, devido ao grande volume de tráfego", disse o conselheiro, referindo-se aos cerca de 90 quilómetros que separam as duas cidades.

Vasco Monteiro salientou ainda que, nas últimas presidenciais portuguesas, os dois principais candidatos, Mário Soares e Cavaco Silva, estiveram em Santos.

"Isso mostra bem a importância política da cidade e a necessidade de encontrar alternativas para a redução de despesas que não seja apenas o encerramento do consulado", defendeu o conselheiro.


PUB