Portugueses no México com regresso a Lisboa atrasado

Os cerca de 360 turistas portugueses concentrados na Riviera Maya, México, por causa do furacão "Wilma" não vão chegar a Portugal na terça-feira, como previsto, disse fonte da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Agência LUSA /

"O voo que estava previsto chegar amanhã [terça-feira] à tarde a Lisboa com esses turistas está atrasado porque o aeroporto de Cancun ainda permanece encerrado", disse à Agência Lusa Paulo Brehm, da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

"Partiu hoje, às 15:35, o avião que irá recolher os portugueses. O aparelho vai deixar turistas em Punta Cana [República Dominicana] e aguardará lá pela autorização para entrar no aeroporto de Cancun", explicou.

De acordo com o responsável, "os turistas portugueses estão bem, os que estavam nos abrigos já regressaram aos hotéis e aguardam pelo regresso a Portugal, que não sabem ainda quando acontecerá".

Alguns desses turistas estavam de férias em Cancun e foram encaminhados para a Riviera Maya para fugirem à passagem do furacão "Wilma".

Entretanto, as autoridades mexicanas anunciaram hoje que vão proceder à "retirada imediata de todos os turistas que estão na zona entre Cancún e Mérida".

As autoridades estão também a trabalhar "na retirada dos turistas concentrados nas zonas afectadas pelo +Wilma+" e montou um sistema de apoio para os que se encontram nos refúgios do estado de Quintana Roo, que poderão utilizar o aeroporto de Mérida como alternativa para regressarem a casa.

Questionado pela Lusa, Paulo Brehm indicou que a opção do aeroporto de Mérida em detrimento do de Cancun "foi uma hipótese, mas não era a mais exequível do ponto de visto logístico".

Depois de ter passado pelo México e por Cuba, o furacão "Wilma" chegou hoje às costas da Florida, Estados Unidos, com ventos violentos e chuvas torrenciais.

MCL.

Lusa/Fim


PUB