Postais de Natal de artistas que pintam com a boca ou pés chegam à caixa do correio

por Agência LUSA

Milhares de empresas e particulares estão a receber por correio postais de Natal com desenhos realizados por artistas que pintam com a boca ou com os pés, e cuja venda reverte para uma associação que os apoia.

A Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais enviou para endereços particulares e de empresas 840 mil colecções de seis postais que incluem envelopes, um calendário e seis cartões de prendas, revertendo o lucro da venda para uma associação internacional (Association of Mouth and Foot Paiting Artists of the World, com sede no Liechtenstein), presente em 60 países, que depois paga uma bolsa aos artistas.

Para os particulares o "pacote" custa 5,80 euros e para as empresas 9,90 por incluir também um calendário de secretária e dois anjos em papel para a árvore de Natal.

O pagamento da encomenda é feito para a sociedade por vale correio.

"Cada artista, consoante a sua produção recebe uma bolsa destinada a aperfeiçoar o seu desenvolvimento artístico e para o estimular a continuar com o seu trabalho", explicou hoje à agência Lusa Margarida Martins, da Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais, com sede em Caldas da Rainha.

A Associação junta artistas que não têm membros superiores ou não os podem utilizar e que pintam com a boca ou com os pés, e o objectivo é "proporcionar-lhes uma vida mais realizada através do trabalho", disse Margarida Martins.

"Em Portugal, actualmente temos duas artistas a trabalhar para a sociedade", acrescentou.

"Somos uma empresa como qualquer outra que paga impostos e que se dedica à venda de produtos de qualidade, a diferença é que os lucros revertem para a associação do Liechtenstein que distribui as bolsas por 650 artistas", explicou a responsável.

"Ao contrário do que se possa pensar, os artistas não se encontram em lares ou em instituições similares, mas cada um, a partir da sua casa ou atelier, realiza as obras entendendo-se que dessa forma terão uma vida mais integrada", assinalou.

Além da época natalícia, a sociedade envia ainda postais de aniversário e papel de embrulho noutras alturas do ano.

A associação internacional, que foi fundada em 1956 pelo pintor com a boca Arnult Erich Stegmann, do Liechtenstein.

Em Portugal a sociedade, que pertence à associação fundadora, foi criada em 1993.


pub