PR almoça na terça-feira com personalidades de áreas como o desporto e a cultura

Lisboa, 08 jun (Lusa) - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, almoça na terça-feira com cerca de quatro dezenas de personalidades que se destacaram ao longo do ano nas suas atividades profissionais nas áreas da cultura, desporto, ciência, empreendedorismo e associativismo.

Lusa /

O encontro, onde estarão também presentes personalidades relacionadas com Lamego, `palco` este ano das comemorações oficiais do 10 de Junho, irá realizar-se nos claustros da Sé daquela cidade.

Entre as 68 personalidades convidadas, está Gonçalo Jordão, o pintor e muralista responsável por pinturas do filme Grande Budapest Hotel, que ganhou quatro óscares, Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio Leya 2014, e Miguel Pinheiro, bailarino de 17 anos que venceu o prémio de interpretação de dança contemporânea, Prix de Lausanne, na Suíça.

Da área do desporto estarão presentes Bruno Pica da Conceição, campeão do mundo de equitação de trabalho, Rita Vieira, campeã do mundo de Bajas em moto, Ivo Oliveira, campeão do mundo júnior de ciclismo de pista em perseguição individual, entre outros.

Zita Martins, astrobióloga no Imperial King College, em Londres e Rita Guerreiro, investigadora da University College London e que recebeu o Prémio Europeu do Jovem Investigador atribuído pela Association pour la Recherche sur Alzheimer, serão outras das participantes no almoço.

Para o encontro foram também convidados Manuel Ramos, considerado o melhor construtor mundial de caiaques, e Marta Cunha, melhor aluna de MBA do mundo atribuído pelo The Independent e pela AMBA.

Depois do almoço, o chefe de Estado irá inaugurar a exposição "Santiago por Portugal", organizada pelo museu da Presidência da República, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego e a diocese de Lamego.

A exposição, que ficará patente no Museu Diocesano de Lamego, conta a história da Ordem de Santiago, desde as suas origens, no século XII, até à atualidade.

A condecoração da Ordem de Santiago de Espada é uma insígnia destinada a galardoar o mérito literário, científico e artístico.

São seis os graus da Ordem Militar de Santiago: Grande-Colar, Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro ou Dama.

O Grande-Colar da Ordem Militar de Santiago da Espada destina-se a agraciar chefes de Estado estrangeiros.

Atualmente este grau pode ainda ser concedido pelo Presidente da República a antigos chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa condecoração.

O escritor José Saramago foi até agora a única personalidade que, não tendo o estatuto de chefe de Estado, foi agraciado com o Grande-Colar em 1999.

Tópicos
PUB