PR e o anunciado chumbo do OE. "As pessoas têm que pensar que há mais vida para além da semana que vem"

por Alexandre Brito - RTP
Imagem de arquivo Lusa

O Presidente da República não descarta ainda por completo a viabilização do Orçamento do Estado na generalidade. "É ver se é possível de alguma forma encontrar um número de deputados para viabilizar" o documento, disse Marcelo Rebelo de Sousa. O PR afirmou esta tarde que "chamou à atenção" para a situação que agora se avizinha.

Questionado sobre o previsto chumbo o Orçamento do Estado, depois do anúncio do voto contra do PCP, o Presidente da República disse que vai "refletir no sentido de que, até ao momento da votação, é sempre possivel continuar a falar e continuar a construir o que é desejável", ou seja, que o OE para 2022 passe na AR. "Essa é a minha expetativa e desejo."

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou de imediato que "se isso não for possível, é a dissolução".

"A votação é na próxima quarta-feira. Eu vou ponderar serenamente. Perceber qual é o estado de espírito dos diversos protagonistas. E ver se é possibel de alguma forma encontrar um número de deputados para viabilizar o orçamento", afirmou. "A minha posição é muito simples. Ou há orçamento ou não há orçamento e parto para a dissolução".

Questionado sobre se o PR ainda tem poder de alguma intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai "ver o que se passa serenamente, com bom senso". 

O Presidente da República afirmou ainda que "as pessoas têm que pensar que há mais vida para além da semana que vem e do curtíssimo prazo. Eu tentei chamar a atenção dos portugueses, que percebem isto, e também dos partidos, para o facto que estamos a sair aos poucos  de uma pandemia".

"E de repente as pessoas são chamadas para reações muito imediatas, muito curto prazo", continuou. "Ora é preciso pensar nas consequências que são menos curto prazo e, portanto, vamos ponderar até ao último segundo.  Eu mantenho que o mais desejával era que o orçamento passasse. Se for impossível eu inicio logo a seguir o processo (de dissolução).
pub