PR está acompanhar portugueses expulsos do Canadá
O presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (CPCP), Carlos Pereira, disse hoje que o Presidente da República, Cavaco Silva, tem acompanhado a situação das famílias portuguesas que estão a ser deportadas do Canadá e está preocupado.
"O presidente da República tem acompanhado o caso e manifestou-se preocupa do com a situação", disse o presidente do CPCP, órgão de consulta do Governo par a as questões da Emigração, no final de uma reunião com Cavaco Silva.
Carlos Pereira adiantou que o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) v eio também alertar o Presidente da República para que situações como as que se e stão a verificar no Canadá e na Holanda, país onde trabalhadores portugueses são alegadamente explorados, não se repitam em outros países.
O presidente do CPCP disse ainda que o Governo está "a acompanhar de perto esta situação", e que espera que as diligências que o ministro dos Negócios Est rangeiros está a fazer no Canadá tenham resultado.
Durante o encontro com Cavaco Silva, os membros do CPCP disseram ainda ao Presidente da República que Portugal "continua a ser um país de emigração e que há muitos portugueses a sair do país".
Apesar de considerar que a situação que se está a viver no Canadá é uma "q uestão do país, que endureceu as políticas de imigração", Carlos Pereira admitiu que há portugueses que foram enganados ao pedirem o estatuto de refugiado.
O mesmo responsável sublinhou que aquilo que se está a passar no Canadá e na Holanda está relacionado com a fraca capacidade de resposta dos serviços pres tados nos consulados, pedindo por isso que o Governo reforce as redes consulares .
"O senhor ministro dos Negócios Estrangeiros retirou conselheiros sociais precisamente em dois países (Holanda e Canadá) onde há problemas", destacou Carl os Pereira.
"Os portugueses que estão lá fora não querem unicamente consulados a prest ar actos consulares. Querem algo mais", disse.
Carlos Pereira acrescentou que o CCP já tinha alertado para esta situação dos portugueses ilegais no Canadá e que o Governo português não fez nada, por is so, há actualmente "uma situação de emergência".
O conselheiro da comunidade portuguesa no Canadá Laurentino Esteves referi u que "esta realidade não é nova e que, de repente, Portugal acordou para esta s ituação".
Apelou ainda aos portugueses em situação ilegal que não fiquem à espera da ordem da expulsão do país e que não seja o Governo canadiano a pagar-lhes o bil hete de regresso a Portugal, porque assim não podem entrar no Canadá durante set e anos.
Laurentino Esteves aconselhou-os a regressar voluntariamente a Portugal pa ra tratarem dos papéis e depois regressarem ao Canadá. A questão do Canadá dominou a reunião com o Presidente da República, apesa r de terem sido abordados outros assuntos sobre as comunidades portuguesas.
Os membros do CPCP agradeceram ainda ao presidente da República o facto de ter cumprido a promessa eleitoral de criar um assessor para as comunidades.
O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão de consulta do Governo em matéria de Emigração, constituído por 96 conselheiros e tutelado por um Conselh o Permanente composto por 15 membros.