PR precisa de "perceber em pormenor" cada medida do Programa Mais Habitação

por Antena 1

Tiago Petinga - Lusa

O Presidente da República afirmou esta tarde que só poderá ter "uma ideia clara" sobre o "Programa Mais Habitação", apresentado na quinta-feira pelo Governo, quando "perceber em pormenor" cada uma das medidas propostas.

"Olhando para o pacote [de medidas], que é muito grande, não é possível ter uma ideia clara do que lá está dentro. O povo costuma dizer só se sabe se o melão é bom depois de o abrir. É preciso abrir o melão", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à margem de uma iniciativa na aldeia Podence, no distrito de Bragança.

Para ilustrar a sua opinião, o chefe de Estado voltou a traçar um paralelismo com a dúvida do consumidor sobre a qualidade da fruta antes de a abrir e provar:

"Ontem foi apresentado o 'melão', agora é preciso olhar para cada lei e ver o que cada uma delas diz. Quanto é que custa para o Estado, quantas famílias abrange, quais os efeitos, quanto tempo demora a produzir efeitos, aquilo que tem pés para andar e aquilo que não tem pés para andar", disse.

Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração de um mural em sua honra criado pelo artista transmontano Trip Dtos, na aldeia Podence, o chefe de Estado salientou que as linhas de atuação propostas pelo Governo "são do acordo de todos", mas que a questão está em "saber como é que os objetivos são atingidos".

"Primeiro se são atingidos rapidamente, segundo se são atingidos de forma realmente a melhorar a situação de tantas famílias, terceiro se há máquina [Estado e municípios] para os pôr de pé, se a banca é sensível a certas mudanças que tem de introduzir e se os impostos que se fala agora em termos de redução vão efetivamente mudar a situação dos portugueses", destacou Marcelo Rebelo de Sousa.
pub