PR reage ao embaixador dos EUA: representantes dos portugueses decidem os destinos do país

por RTP
Lusa

O Presidente da República respondeu hoje ao embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses".

Foi a reação à agência Lusa depois de o Embaixador dos EUA, George Glass, em entrevista ao Expresso, ter dito que "Portugal tem de escolher entre os aliados e os chineses".

"É uma óbvia questão de princípio que, em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses - e só eles - no respeito pela Constituição e o direito por ela acolhido, como o direito internacional", afirmou o Presidente da República, numa curta declaração. 

No sábado, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também já tinha comentado as palavras do embaixador norte-americano em Lisboa.

"O Governo português regista as declarações [...]. Mas o ponto fundamental é este: em Portugal, quem toma as decisões são as autoridades portuguesas, que tomam as decisões que interessam a Portugal, no quadro da Constituição e da lei portuguesa e das competências que a lei atribui às diferentes às diferentes autoridades relevantes", afirmou Augusto Santos Silva.

"As decisões tomadas em Portugal são tomadas de acordo com os valores democráticos e humanistas, os valores portugueses, de acordo com os interesses nacionais de Portugal, de acordo com o processo de concertação a nível da União Europeia, quando esse processo é pertinente e com o sistema de alianças em que Portugal se integra, que é bem conhecido e está muito estabilizado", acrescentou o chefe da diplomacia portuguesa. 

 

pub