Praga de gafanhotos vermelhos invade praias de Sagres

por Agência LUSA

Milhares de gafanhotos vermelhos estão desde domingo a invadir as praias e arribas da costa oeste do Algarve, alegadamente provenientes de África.

Segundo contaram à Lusa vários populares da zona, os insectos estão a invadir várias praias de Sagres e Vila do Bispo, entre as quais Ingrina, Tonel, Mareta e Zavial.

Garantiram ainda que o fenómeno é inédito e que os gafanhotos pertencem a uma espécie até agora desconhecida na zona.

O fenómeno surge na mesma altura em que a ilha de Lanzarote, nas Canárias, está a ser invadida por uma praga de milhões de gafanhotos provenientes do Norte de África.

A chuva e o vento que hoje se fizeram sentir na região do Algarve afastaram muitos gafanhotos, que se terão refugiado nas rochas e arbustos, mas nos últimos dias têm sido vistas "nuvens" de centenas de insectos.

O cidadão alemão residente na zona do Zavial (Vila do Bispo) Frank Mrcischewski, de 47 anos, disse à Agência Lusa que no passado domingo, quando passeava pela praia, foi surpreendido por "centenas de gafanhotos", muitos dos quais "prendiam-se à roupa".

"Eram várias nuvens, com centenas de gafanhotos cada, que aparentemente vinham do lado do mar", disse, observando que outras pessoas lhe contaram terem também visto diversas "nuvens" de insectos.

Maria da Luz Luís, 47 anos, também moradora na zona, garantiu que ainda hoje de manhã algumas dezenas de insectos saltitavam nas praias da Ingrina e do Zavial.

"Apanhei alguns e pus dentro do frasco", afirmou, mostrando dois exemplares com cerca de oito centímetros cada, dimensões inferiores à dos maiores que vira algumas horas antes, com cerca de 15 centímetros, segundo contou.

Na praia do Zavial, a Agência Lusa observou alguns exemplares de gafanhotos, bem como algumas asas vermelhas nas rochas.

Fontes locais garantem ter visto hoje na cidade de Faro - a mais de 100 quilómetros do concelho de Vila do Bispo - alguns destes animais.

A Agência Lusa tentou falar com especialistas em insectos para tentar explicar esta praga de gafanhotos, mas tal não foi possível até ao momento.

pub