Praia de Árvore "é uma vergonha" para Vila do Conde, acusa PSD

O PSD de Vila do Conde considerou hoje "uma vergonha" para o município que a praia da Árvore seja a "pior" de Portugal, com seis análises más em 2006, de acordo com uma avaliação de âmbito nacional realizada pela organização ambientalista Quercus.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O presidente da Concelhia local social-democrata, Pedro Brás Marques, responsabiliza em primeiro lugar a Câmara Municipal por esse "título", que na sua opinião resulta da falta de uma rede municipal de saneamento, que, em Vila do Conde, acusa, mais não é do que "um mero encanar de dejectos".

Em defesa da sua tese, o dirigente do PSD vila-condense dá como exemplo o curso de água que atravessa Árvore, a ribeira de Varziela.

"É um esgoto a céu aberto", acusa Pedro Brás Marques.

Estas acusações foram feitas precisamente na Praia da Árvore, a sul da cidade de Vila do Conde, para onde o PSD havia marcado, quinta-feira, o hastear simbólico da réplica de uma bandeira azul, com o objectivo de "assinalar a abertura da época balnear e a ausência de qualquer comprovativo credível da qualidade" das praias locais.

Os social-democratas concordam, em parte, com a autarquia quando esta alega ser o rio Ave, que desagua poucas centenas de metros a norte da Árvore, responsável pela poluição da praia.

Defendem, no entanto, tratar-se de "uma leitura restritiva".

"Se forem a Vila do Conde, vê-se na margem direita esgotos não tratados a cair a direito no rio", acusam.

O vereador do Ambiente da Câmara de Vila do Conde reconheceu à Lusa a existência de problemas com a praia da Árvore, mas também garantiu que "houve uma evolução positiva relativamente aos anos anteriores".

Vítor Costa realçou que "foram realizadas 20 análises e que só seis deram resultados negativos".

A praia da Árvore vai ficar "interdita" a banhos, "mas não à prática balnear", refere também o autarca, reafirmando que o Rio Ave é o principal responsável pela poluição deste areal.

"Na sua maior parte, a poluição deste rio não ocorre em Vila do Conde, mas sim nos concelhos situados a montante", acrescenta.

A solução para este problema, aponta Vítor Costa, é a Etar (estação de tratamento de águas residuais) que Vila do Conde vai construir em conjunto com a vizinha Póvoa de Varzim.

"Já está em projecto e prevê-se que esteja a funcionar em 2009", afirma o autarca, assegurando que "com ela o problema ficará resolvido".

Vítor Costa ataca, ainda, o PSD pelo hastear da "bandeira azul" na Árvore, que em sua opinião foi um mero "show off".

Quanto à acusação de a ribeira de Varziela ser um esgoto a céu aberto, o vereador assume tratar-se de "um exagero absoluto".

"É algo que não corresponde à realidade", frisa.

PUB